sexta-feira, 23 de março de 2012

O mundo, meu mundo e eu

Eu sempre quis ser super heroína ou presidente pra poder mudar o mundo. Coisa de criança, que quer o mundo inteiro ao mesmo tempo, ser modelo, atriz, cantora e veterinária quando crescer. E que tem pressa de crescer pra poder devorar o mundo.
Eu cresci. Viajei pelo mundo, e tive o prazer de ver que ele é tão grande e tão pequeno ao mesmo tempo. E que pessoas, ainda são pessoas. No mundo, todo mundo é estrangeiro e nativo.
Aprendi outras línguas, o que me deu a oportunidade de aprender tantas outras coisas e conhecer pessoas incríveis. Troquei o sonho de ser cantora (depois de várias aulas fracassadas de coral), pelo sonho de estudar moda e jornalismo, e fazer arte por aí do meu jeito, sem necessariamente ser considerada uma "artista famosa". Até por que, nem todo famoso é artista e muito menos nem todo artista é famoso.
Eu rodei o mundo e o mundo rodou minha cabeça. O mundo me mudou e eu continuo querendo mudar o mundo.

domingo, 18 de março de 2012

Quando...

Você pensa em largar tudo e virar hippie, mas se pega postando isso na internet. Tarde demais meu amigo, você já foi abduzido.

sábado, 17 de março de 2012

Rotina

Eu não tenho culpa de te achar lindo, charmoso e adorar a forma com que você me olha.
Eu só queria uma companhia sabe, alguém interessante pra sentar ao meu lado no ônibus e compartilhar um sorriso de canto de boca. Alguém que me dê vontade de acordar cedo para pegar o ônibus e ir para a escola só para vê-lo de longe, por que meus olhos já se acostumaram com a paisagem do trajeto, que antes eu achava tão bonita...
Eu não quero que você se apaixone por mim, pois eu sei que nunca vou me apaixonar por você. Mas já me apaixonei pela forma com que você dobra a barra da sua calça deixando ver um pedacinho da sua meia e os seus olhos meio puxadinhos quando você sorri. 
Também não preciso ser a sua motivação para ir pra aula cedo e nem a sua vontade de que o final de semana termine para me ver na segunda-feira. Eu sei que não valho o frio que faz lá fora pela manhã.
Eu só queria que você também me achasse bonita e interessante, só o suficiente para querer sentar ao meu lado na volta da escola de vez em quando para jogar conversa fora, e transformar esse sorriso lindo de canto de boca num sorriso de boca inteira. Sabe, te admirar virou hábito só pra quebrar a rotina.

Prum amor de anos inteiros


Eu te amo e sei que você me ama de uma forma que nunca mais poderei ser amada. Você já me deixou com frio na barriga quanto tantos outros, mas o dos outros já passou e o seu depois de tantas estações passou também, mas não passou despercebido. É que de tanto ter aquele olhar e aquele sorriso e aquele jeitinho de falar por perto, a gente acaba se acostumando e a barriga desembrulha. Eu ainda preciso me acostumar que no seu caso, é a paixão indo embora deixando espaço para o amor. Mas eu não quero que o seu passe assim. Eu bem que gostaria de te amar e ainda ter borboletas na barriga todos os dias com você, então, por favor, me abrace bem forte e me faça rir com as suas gracinhas. Faça meu coração disparar e as minhas pernas tremerem só de ver o seu nome piscando no meu celular. Ou ficar toda vermelha quando te ligo dando a desculpa de que queria saber se você chegou bem em casa ou se passou um bom dia. Eu só queria ouvir a sua voz.
Mas é que já faz quase um ano que eu te amo assim, só de longe. Eu ando sufocada pela saudade, então, por favor, me lembre do quão bom é te amar.
Eu sei que foi escolha minha estar aqui, tão distante, e foi também escolha nossa continuar juntos mesmo sabendo a falta que você ia me fazer. Sei também que o colar que você me deu é pra me lembrar de que você está sempre comigo e a nossa foto continua na minha mesinha de cabeceira olhando pra mim. É que agora, eu só preciso do seu abraço pra saber que valeu a pena. Eu não aguento mais ser o seu amor de verão enquanto você é meu amor de inverno, sem nem te ter aqui pra me esquentar. Eu quero te encontrar logo pra gente voltar a ser amor da mesma estação, aqui no frio da Europa ou no calor do Brasil. Por que aonde você está, até nos dias frios faz calor.

Se entregar

É como o ar que nós respiramos. Quando o inspiramos, passamos a ter dentro de nós algo que, mesmo que só por um segundo, pertenceu a outra pessoa, e quando o expiramos, deixamos partir também um pedaço da gente que nos fez viver por alguns instantes. 
É tudo uma grande troca, um grande ciclo. E enquanto houver ar nos nossos pulmões, a gente vai estar assim, escancarado pro mundo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Chorar resolve

Pequena, entrava em prantos e escutava: "não chora não...", "ah, se você chorar eu choro também, para!", "chorar não vai resolver".
Choro sim! Meu motivo é bobo mas se me deu vontade de chorar ele não é mais tão bobo assim! E se você quiser chorar também, senta aí e vamos chorar juntos, por que pra rir eu tenho muitas companhias, mas na hora de chorar sempre me vejo sozinha...
Eu gosto do gosto doce que fico na boca quando choro muito, mas não da garganta ardendo quando não posso me esgoelar. Gosto de ficar com os olhinhos molhados de lágrimas, e acho que fico até mais bonita assim, com a luz certa eles brilham como pepitas de prata. Não gosto de ficar com os olhos cheios de lágrimas se não posso deixá-las escorrer pelo meu rosto, fazendo até cócegas, talvez numa tentativa de me arrancar um sorriso. Gosto dos cílios que se soltam quando as enxugo, me dando a chance de fazer um pedido. Gosto que elas pinguem nos meus lábios dando um sabor de mar.
Não gosto de chorar silenciosamente. Não gosto de chorar escondido. Se eu me escondo, é por que eu não quero que ninguém me interrompa, por que agora o que eu quero mesmo é chorar até soluçar, fazendo bastante barulho igual uma criança birrenta. Por que chorar resolve sim, mas só se for muito, até desidratar. 

Se conselho fosse bom

Eu acho que você está indo muito rápido com as coisas.
Já faz algum tempo que você e a Ana terminaram pela segunda ou milésima vez, e a briga foi feia. Mas outro dia numa bebedeira ela me confessou que ainda gosta de você. Ela nem se lembra que eu sei disso, mas também nem precisava ter me contado, eu já sabia. Nós somos melhores amigas há seis anos e nem isso impediu o orgulho dela de me esconder esse segredo, que na verdade nunca foi segredo pra mim, pois oras, eu a conheço bem e até um cego poderia perceber que ela ainda não te esqueceu.
Você também é o meu melhor amigo, te conheço bem há uns três ou quatro anos, quando vocês começaram a namorar pela primeira vez.
Foi inclusive por causa disso que eu conheci o Gu, o seu "brother", com quem eu namoro há dois anos. Pois é, vocês namoraram, terminaram, voltaram e terminaram de novo, pararam de se falar e eu continuei com ele. Continuei também sendo a melhor amiga da Ana e acabei virando a sua também, logo agora que você deixou de ser "o namorado da minha melhor amiga" e acabou ganhando o posto de "meu-melhor-amigo-ex-da-minha-melhor-amiga".
E o engraçado é que a gente começou a se aproximar quando você tentava reconquistá-la com a minha ajuda. Logo eu, que algum tempo antes presenciava o início do romance de vocês. E acho que a gente tava meio destinado a ser amigos, sabe, naquele mesmo dia em que nós nos conhecemos e eu fiquei bêbada, vomitando pra tudo quanto é lado e você rindo de mim. Quem diria que seria eu que te daria conselhos algum dia.
Pois você já a reconquistou, já a perdeu, e eu continuo tonta no meio dessa história toda. 
Ainda me lembro com saudade dos passeios de bicicleta, dos filmes e dos jantares de casal que a gente fazia, nós quatro, juntos. Os dois melhores amigos, namorando com as duas melhores amigas, formando os dois casais mais apaixonados e divertidos do mundo. Só era meio chato quando rolava alguma discussão de relacionamento no meio de um jantar, por que a intimidade de melhores amigos e namorados misturados nos permitia meter a colher em tudo.
Só que mesmo que agora vocês sejam um caso perdido, eu ouvi falar uma vez que algo em que não se passa nem um dia sem se pensar sobre, é alguma coisa que não se deve desistir. E isso me parece bem o caso de vocês.
Talvez essa teoria funcione mesmo só em filmes de Hollywood, por que acabei tendo que concordar com o que a Ana mesma me disse uma vez e que até ouvi outro dia em uma música na rádio: "Às vezes só amor não é suficiente".
Talvez não seja mesmo não. Mas quem sou eu pra dizer o que o amor é ou deixa de ser. Logo eu, tão jovem, sempre tão azarada com os meninos, a última das minhas amigas a beijar na boca. Eu é que dei sorte mesmo de, de repente, achar alguém tão azarado quanto eu e com o maior coração do mundo pra descobrir o amor junto comigo. Fora isso, eu não tenho nenhuma experiência com relacionamentos que valha a pena se falar sobre.
Eu não sei o que é preciso pra completar o amor, por que pra mim ele já parece muito e acho muito menosprezo falar que amor não adianta. Como assim, amor? 
O que eu sei é que de nada vale ter tudo se não se tem amor. E é nisso que você tá errando feio.
Eu sei que você sempre foi menino de namorar, e apesar de ficar com uma ou outra nas festas, você gostaria mesmo é de levar alguém pra almoçar na casa da sua avó nos domingos e ir ao cinema de mãos dadas.
E mesmo que tenha sido muito de repente que você começou a namorar com a Flávia, eu achei bom. Ela é um pouco mais velha que a gente, madura, estilosa e bonita. Ela é descolada, tem opinião e personalidade forte, e no pouco que conversei com ela, a achei super gente boa, e apreciei bastante o fato dela tratar tão bem os seus amigos. Ela gostava de você e era uma menina diferente das outras. Diferente até das que você costumava namorar. Diferente, principalmente, da Ana, que sempre implicou com seus amigos e com o fato de você fumar maconha. 
Eu sabia que você nunca gostou mesmo da Flávia. Não deu nem tempo dessa paixão virar amor. Você só estava tentando, mais uma vez, achar alguém pra chamar de meu bem e curar o seu coração partido. Eu sempre soube que você é meio carente, embora poucas pessoas o saibam. 
Mas ela te fez muito bem, principalmente nessa fase difícil que você tá passando na sua família e tudo mais. Ela foi sua companheira e dividiu um pouco da sua dor.
Só que mais surpreendente ainda foi o fim desse namoro. Depois de passar alguns dias sozinho na Bahia, você terminou com ela com a desculpa de que ela não ligava muito pra você. O erro dela foi ter sido exatamente o contrário daquilo que você menos gostava na sua ex. Ela não se importava de você ir pra festas com seus amigos e nunca deu piti por causa do seu "caretinha". 
Pra você, ela se importava de menos e a Ana se importava de mais. E você não queria nem um nem outro. Você queria alguém que se importasse sem pegar no pé, e eu acho que era exatamente isso o que a Flávia fazia. Mas nem isso te agradou. Por que na verdade nunca foi esse o problema.
Não passou nem um mês que você deixou a Flá e enquanto eu esperava que vocês voltassem, você começou a namorar com uma tal de Priscila, que tem uma tatuagem baranga, um piercing esquisito e coloca fotos no Facebook de biquini e decotão. 
A Flávia também tem lá suas fotos com as pernas e barriga de fora, mas com ela é diferente. Ela tem bom gosto e é tudo arte. A Priscila que é barangona e me desculpe, com uma cara de puta mesmo. Aquele cabelo oxigenado pra mim não cola.
Eu só queria mesmo que você desse um tempo pra você. Talvez a pessoa que você está esperando sempre esteve ao seu lado. Nem a Flávia, nem a Ana, e nem essa Pri aí. A Paulinha mesmo, que nunca quis nada sério com ninguém, mas acho que vocês dariam certo. Ela só precisa aprender a amar.
Enquanto isso, vocês poderiam continuar ficando sem compromisso, como sempre foi. Os dois de bobeira, com vontade de uma companhia, se ligam num sábado à tarde e se encontram na área de lazer do prédio dela pra fumar um, dar uns amassos e falar da vida. Só isso. Talvez seja tudo o que você precisa.