Maria se sente sozinha. No fundo, sozinho todo mundo é, mas a gente desfarça isso com as nossas companias. Mas Maria escolheu se sentir sozinha. Ela se isola do mundo por achar que ela mesma se basta. No fundo, Maria sente falta sim, de ter uma conversa mais profunda com alguém, ou de trocar risadas que sejam bobas, mas verdadeiras. É que seu velho caderninho de anotações e a sua mente singelamente genial às vezes ficam cheios demais e nem sempre precisam se desmanchar em palavras, mas em abraços e gargalhadas à toa. Maria faz poesias que não mostra a ninguém, vai ver é essa raiva toda do mundo por achar que as pessoas não merecem tanta beleza.
Maria se isola do mundo por que não quer fazer parte desse monte de maldade, destruição, hipocrisia... Ela não quer se misturar às pessoas e correr o risco de falar obviedades, falar mal de todos como quem diz bom dia, não quer ter de ver aqueles olhares estranhos e zombados. Maria não quer se misturar à multidão que se esbarra na rua sem pedir desculpas, que não se olha nos olhos quando conversa, que só quer as coisas mundanas...
Maria, por não ter tais sentimentos ruins dentro de si, realmente duvidou um dia que eles existissem. Ela não fazia nada com maldade, não sentia inveja de ninguém. E não entendia como alguém poderia sentir inveja dela, logo dela. Mas um dia o mundo a provou que esses sentimentos existem sim, no coração das pessoas.
Maria então se isolou do mundo por que não podia mais sofrer com ele, seu coração é muito bom e as suas intenções, das mais puras, e ela morre de medo de se contaminar com essa imundice.
O que Maria não vê é que se isolando, ela fortalece essa sujeira ao invés de trazer o seu brilho. Ela não sabe o quanto pode encantar as pessoas e inspirá-las a ser tão incríveis quanto ela. O quanto as suas palavras, quando libertadas, podem ser doces, o quanto o seu olhar pode trazer paz.
Por que, ah! Se Maria soubesse, ela falaria mais, abraçaria mais, sorriria mais! E o mundo sorriria de volta vendo que não foi de tudo abandonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário