Seu Beneci, de lá seus oitenta anos ia ao clube todos os dias e se sentava sempre na quarta espreguiçadeira da esquerda pra direita, em frente à piscina olímpica onde os jovens da equipe de natação treinavam.
Os funcionários do clube e os outros frequentadores observavam aquele hábito do senhorzinho e criavam especulações sobre o motivo de tal comportamento.
Alguns achavam que ele o fazia por uma certa nostalgia dos seus tempos de atleta, quando ganhara vários campeonatos de natação naquela mesma piscina e em tantas outras ao redor do mundo. Maria, acreditava que Seu Beneci gostava era de admirar a forma com que o sol refletia na água, e Joana supunha que era o barulho das braçadas que o relaxavam.
A verdade é que depois de certo tempo deitado ao sol, seu Beneci ficava com calor, mas tinha preguiça de se levantar para tomar uma ducha, e a posição daquela espreguiçadeira era perfeita para receber os respingos do pessoal da natação que o refrescavam.
quinta-feira, 11 de julho de 2013
sexta-feira, 14 de junho de 2013
On se tait
O que é, o que é?
Quando dizem seu nome,
não existe mais
Vou fazer greve de silêncio
Pois as palavras que grito
Ensurdecem meus sentimentos
que gritam mais forte ainda
como quem aumenta o volume da música
para abafar o barulho de fora
e acaba ferindo os ouvidos
Vou fazer silêncio
pois transformar meus sentimentos em palavras
seria desmerecê-los
como quem tenta expressar
as batidas do coração
fazendo
"Tum tum, tum tum, tum tum..."
Vou fazer silêncio,
pois tudo o que digo já sei
então que seja egoísmo,
mas hei de escutar
para saber mais
Se não for me dizer algo que valha
faça também
greve de silêncio
E se todos pensarem assim?
Morreremos todos em silêncio.
Portanto, meu amigo,
SHHH
que é pra guardar segredo
Quando dizem seu nome,
não existe mais
Vou fazer greve de silêncio
Pois as palavras que grito
Ensurdecem meus sentimentos
que gritam mais forte ainda
como quem aumenta o volume da música
para abafar o barulho de fora
e acaba ferindo os ouvidos
Vou fazer silêncio
pois transformar meus sentimentos em palavras
seria desmerecê-los
como quem tenta expressar
as batidas do coração
fazendo
"Tum tum, tum tum, tum tum..."
Vou fazer silêncio,
pois tudo o que digo já sei
então que seja egoísmo,
mas hei de escutar
para saber mais
Se não for me dizer algo que valha
faça também
greve de silêncio
E se todos pensarem assim?
Morreremos todos em silêncio.
Portanto, meu amigo,
SHHH
que é pra guardar segredo
quinta-feira, 23 de maio de 2013
À mim mesma
Talvez eu nunca tenha te falado o quanto te admiro. Você já ouviu de outras bocas o quanto você é incrível, mas apesar desses elogios te deixarem contente e curiosa, nunca realmente te convenceram. Mas eu sei que você já aceitou o quão diferente é. As coisas na sua vida nunca correram de forma comum, às vezes por escolha sua, outras, pelo rumo que a vida mesma te impôs. Você nasceu fadada a ser diferente, e não nega esse seu destino. Eu nunca te disse o quanto te admiro por isso. Por vezes te acho tola e insegura, e talvez você seja mesmo. Mas me surpreendo com você às vezes quando você desliga a música alta e tira os fones de ouvido e chega à alguma conclusão sobre a vida enquanto espera o sinal de pedestres abrir para atravessar a rua, mesmo que não haja nenhum carro vindo. Eu admiro sua coragem de ser feliz. Mesmo que o mundo inteiro diga que você não tem chances, você faz o que for preciso por aquele momento de ternura em que você mesma se diz "eu fiz a coisa certa". Admiro a forma com que você se adapta às mudanças e se entrega à vida. Seus questionamentos param, quando você vê que as coisas mudaram e resolve se aliar ao seu destino, ao invés de torná-lo um inimigo. Você aprendeu isso quando o seu pai morreu. Vocês tinha mil planos juntos, você estudaria administração e trabalharia na empresa com ele. Você se casaria e levaria seus filhos para brincar com o avô aos finais de semana. Seu pai não está mais aqui, e não há mais empresa. Você largou os estudos de administração e decidiu estudar artes mesmo não sabendo desenhar e não havendo nenhuma possibilidade de emprego. Diz que não vai casar e não quer botar mais crianças nesse mundo injusto. Você decidiu que será feliz assim, pelo menos por hora. E quando não alcançar mais a felicidade assim, vai logo procurar algo que a satisfaça, e as coisas vão fluir.
Vamos guardar o nosso segredo de que quando você anda de cabeça baixa, não está pensando em nada especial, talvez só observando os seus pés na calçada esburacada.
Eu nunca te disse o quanto te admiro pela sua coragem de amar. Por mais que você, em prantos, jure nunca mais gostar de ninguém e não se envolver com mais nenhum menino, a cada dia você retoma o seu fôlego e põe a cara a tapa. Você, que será que uma eterna aprendiz nesse jogo de amar, tem uma coragem que somente os iniciantes possuem, e isso é um dom. O máximo que pode acontecer é a infelicidade, e isso não te assusta, não quando se é por uma boa causa.
Hoje vou comprar uma garrafa de vinho barato com aquele dinheirinho que você conseguiu e vamos nos embebedar juntas, brindando à nós. Eu nunca te disse o quanto te amo, mas prometo lembrá-la disso de hoje em diante.
Vamos guardar o nosso segredo de que quando você anda de cabeça baixa, não está pensando em nada especial, talvez só observando os seus pés na calçada esburacada.
Eu nunca te disse o quanto te admiro pela sua coragem de amar. Por mais que você, em prantos, jure nunca mais gostar de ninguém e não se envolver com mais nenhum menino, a cada dia você retoma o seu fôlego e põe a cara a tapa. Você, que será que uma eterna aprendiz nesse jogo de amar, tem uma coragem que somente os iniciantes possuem, e isso é um dom. O máximo que pode acontecer é a infelicidade, e isso não te assusta, não quando se é por uma boa causa.
Hoje vou comprar uma garrafa de vinho barato com aquele dinheirinho que você conseguiu e vamos nos embebedar juntas, brindando à nós. Eu nunca te disse o quanto te amo, mas prometo lembrá-la disso de hoje em diante.
domingo, 5 de maio de 2013
Que a minha dor nas costas
seja de dormir no chão
acampada em algum canto na natureza
E não de um travesseiro
alto demais
no conforto da minha preguiça
Que minhas bolhas nos pés
Venham de longas caminhadas
E não de um salto alto
Que as frutas que eu como
sejam tiradas do pé
como alimento que a natureza me deu
pra matar a fome
E não um regime
para ter o corpo ideal
Que o meu bronzeado seja de praia
e não de um produto artificial
Amém
seja de dormir no chão
acampada em algum canto na natureza
E não de um travesseiro
alto demais
no conforto da minha preguiça
Que minhas bolhas nos pés
Venham de longas caminhadas
E não de um salto alto
Que as frutas que eu como
sejam tiradas do pé
como alimento que a natureza me deu
pra matar a fome
E não um regime
para ter o corpo ideal
Que o meu bronzeado seja de praia
e não de um produto artificial
Amém
Mais uma sobre o tempo
Que tempo é esse apressado
que passa acelerado
quando estás ao meu lado?
Dá até um frio na barriga
e logo chega onde deveria
São esses olhos vidrados
de um piscar
Essa é mais uma sobre o tempo
que acabou falando de nós
Antes fosse
conversa de elevador
"Cê viu o tempo hoje?"
Esfriou...
Assinar:
Postagens (Atom)